Escola Municipal José Carlos Marques

 

PROJETO HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

 

DISCIPLINA – HISTÓRIA

SÉRIES: 5ª A 8ª

DENIS ANTÔNIO CAETANO

BARAÚNAS

2013

JUSTIFICATIVA

Desde o mais remoto dos tempos o convívio humano é marcado por conflitos, desigualdades e tudo o mais que possa está ligado às diferenças existentes entre eles.

O preconceito é um dos problemas vivenciados com mais frequência. Este é passado de geração a geração, levando consigo a hostilidade e o sentimento de exclusão, levando a humanidade se dividir em grupos, onde muitos se conceituam como “superiores” ou “melhores”.

Trabalhar a história e a cultura afro-brasileira e indígena permitirá a nós enquanto Escola promover um resgate à história, aos seus costumes e tradições, procurando está sensibilizando a população local da influência e da importância que a cultura africana e indígena tiveram ao longo dos tempos em diversos setores de nossa sociedade. Vemos também neste projeto a oportunidade do resgate as contribuições dadas por esses povos a nossa língua, culinária, costumes…

Enquanto instituição educacional, as ações aqui descritas nos permitirão também está permitindo que a promoção da cidadania se faça presente em nosso cotidiano e consequentemente no currículo escolar. Fato esse que nos norteará rumo à conscientização sobre a igualdade entre os povos. E nos fará refletir ainda sobre a questão das diferenças. Mostrando que elas existem e são necessárias para que nossa população tenha essa diversidade cultural tão rica e admirada no âmbito internacional.

Abolir o preconceito, certamente não se conseguirá, mas esclarecer, amenizar e conduzir o aluno e a comunidade civil a uma análise sobre suas ações constituirão a direção seguida por nós rumo à sensibilização e conscientização para uma população mais igualitária onde prevaleça acima de tudo o respeito.

ÁREA DO CONHECIMENTO

CIÊNCIAS HUMANAS: História

BASE LEGAL

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/1996… Alterada pela Lei 11645/2008, de 10 de março de 2008.
OBJETIVO GERAL

ü  Promover ações de resgate a história e a cultura dos povos africanos e indígenas, buscando fazer uma contextualização entre realidade nacional e realidade local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Promover através da conscientização uma convivência harmônica entre as diferenças existentes na escola;

ü  Combater o preconceito relacionado à raça negra e indígena;

ü  Divulgar a influência que a cultura afro e indígena exerce sobre nossa cultura;

ü  Promover uma maior integração dos descendentes destes povos no convívio social;

ü  Conhecer as descendências de raças que constituem a população local;

ü  Permitir que os alunos tenham um maior contato com a história de suas raízes;

ü  Sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade civil quanto à descriminação racial;

ü  Promover a cidadania e a questão da igualdade entre os povos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Muitas poderão ser as formas de abrangência do tema em sala de aula. Dentre tantas elas pode-se citar desde pesquisas, exploração dos conteúdos, até manifestações de arte e cultura desses povos. Segue abaixo uma série de sugestões sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena a serem trabalhadas dentro do contexto escolar:

ü  Realizar pesquisas direcionadas ao povoamento da região, dando um enfoque também as influências observadas em nossa história decorrentes dele;

ü  Montar um pequeno livro da história e cultura negra e indígena baseados nos documentos encontrados;

ü  Fazer uma pesquisa de amostragem, sobre a quantidade de pessoas que se declaram negra no lugar onde moram, fazendo em seguida um gráfico informativo que pode ser inserido no livro;

ü  Fazer uma pesquisa sobre as formas de preconceitos vivenciadas pelas pessoas que se declaram descendentes de africanos ou indígenas;

ü  Montar um painel com figuras que ilustrem a arte, a cultura afro-brasileira e indígena, procurando dar destaque aquelas que são mais presentes em nosso meio;

ü  Trabalhar letras de músicas; (sugestão – Pe. Zezinho);

ü  Trabalhar filmes que retratem o cotidiano destes povos, seja na atualidade, seja no passado (sugestão – cultura indígena – Tainá 02), DVD’s Tv Escola – discos: 22, 47, 48, 49, 50 (vol. II);

ü  Estudar a vida de pessoas ilustres que descendem desses povos, assim como Zumbi dos Palmares, João Candido, entre outros;

ü  Palestra sobre Diversidade Cultural com a presença de toda Comunidade Escolar.
RECURSOS HUMANOS:

Professor, núcleo gestor, alunos, pais, comunidade civil e funcionários em geral.

MATERIAIS:
Aparelho de DVD, CDs, aparelho de som, Internet, computador, cartolinas, tinta guache, caderno, caneta, livros, pincéis, figuras, filmes, entre outros;

 

AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo se dará gradativamente, buscando analisar o comportamento dos discentes frente às questões colocadas em sala e também relacionadas ao convívio escolar.

CULMINÂNCIA DO PROJETO: Palestra sobre Diversidade Cultural, com a presença de toda Comunidade Escolar.

CRONOGRAMA DE AÇÕES

DATAS
AÇÕES

11 à 14 de novembro – Explanação em sala do tema cultura afro-brasileira e indígena.

11 à 14 de novembro –  Filmes e/ou vídeos sobre o tema: Diversidade cultural.

14 à 18 de novembro –  Pesquisas quantitativas e de amostragem.

18 à 21 de novembro – Confecção do Pequeno Livro sobre “História e Cultura negra e indígena”.

22 de novembro – Culminância do Projeto: Palestra sobre Diversidade Cultural com a participação de toda Comunidade Escolar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

“O aprendizado de história é influenciado pelo ensino de História”, assim sentencia o historiador Jorn Rusen (2001). Será, portanto, desse aprendizado que formaremos a consciência histórica. E essa deve ser indiscutivelmente a finalidade almejada ao ensinarmos sobre a História e a cultura afro-brasileira e indígena no ensino de história em nossas escolas a várias crianças e adolescentes, independente do seu pertencimento étnico e da sua localização geográfica nesse país.

 

 

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