PLANO ANUAL DE TRABALHO DO PROFESSOR – 2013


PLANO ANUAL DE TRABALHO DO PROFESSOR – 2013

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CARLOS MARQUES

PROFESSOR: Denis Antonio Caetano

CARGA HORÁRIA: 80 horas

DISCIPLINA: História

TURMAS: 5ª à 8ª Séries

TURNO: Vespertino

5ª SÉRE – 1ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: O trabalho do historiador; Mudanças e Permanências; O tempo histórico; Os seres humanos conquistam a terra; O principio da humanidade; Nosso lugar na natureza.

OBJETIVOS: Proporcionar ao aluno o domínio do conceito de História, sua periodização, surgimento do homem e suas experiências; Desenvolver a capacidade de formar indivíduos capazes de entender os fatos históricos que acontecem no mundo, interpretá-los e de estabelecer relações não só entre fatos, mas deles com o momento histórico atual.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas, etc.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Ética, Meio Ambiente.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

OBSERVAÇÃO (5ª à 8ª Séries): METODOLOGIA – A metodologia aplicada deverá propiciar aos educandos aprender juntos, embora tendo objetivos e processos diferentes, por isso, será ampla, flexível, interdisciplinar e abrangente e dentro do contexto a ser trabalhado. Sendo que se deterá em trabalhar o homem como sujeito histórico, levando ao desenvolvimento do conhecimento teórico, prático, mas também do humano e social. AVALIAÇÃO – No que tange a disciplina de História, deve-se avaliar no aluno a capacidade de interação com o momento histórico, ler e interpretar os fatos históricos. O educando deve também reconhecer os fenômenos históricos a partir da seleção, comparação e interpretação; reconhecer na aparência das formas visíveis e concretas do espaço histórico atual a sua essência, ou seja, os processos históricos construídos em diferentes tempos, e os processos contemporâneos. Usar-se-á, portanto, as três formas de avaliação: diagnóstica, formativa e sumativa – que são essencialmente formas de obter informações de conteúdo diferente e que se complementam.

5ª SÉRE – 2ª UNIDADE

CONTEÚDOS: Os caçadores do paleolítico; Surge a agricultura e a criação de animais; Os agricultores do neolítico; O que nos faz unicamente humanos? O povoamento da América; As pesquisas arqueológicas no Brasil; Como as comunidades agrícolas se tornaram cidades: o que é uma cidade?

OBJETIVOS: Ajudar o aluno a entender as diversidades e as mudanças que acontecem na história tornando-o capaz de “pensar” a história e perceber-se como parte integrante dela, como ser que faz história.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Apresentação oral e escrita de temas.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Pluralidade cultural, Ética.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

 

5ª SÉRE – 3ª UNIDADE

CONTEÚDOS: As antigas civilizações da África e do Oriente: Mesopotâmia, Egito, Hebreus, Fenícios, Persas; Antigas civilizações da América e da Ásia; A China Antiga.

OBJETIVOS: Proporcionar ao aluno o domínio de conceitos históricos, surgimento das primeiras civilizações e suas experiências.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Discussão em grupos; – Análise de documentos, fotografias, objetos, etc; – Apresentação oral e escrita de temas; – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias, etc.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Meio ambiente, pluralidade cultural.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvido.

5ª SÉRE – 4ª UNIDADE

CONTEÚDOS: O começo da história da Europa: Grécia e Roma; Projeto História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

OBJETIVOS: Proporcionar ao aluno o domínio de conceitos históricos, surgimento das primeiras civilizações e suas experiências; Conhecer e valorizar a história dos povos africanos e indígenas, bem como a cultura desses povos na construção histórica e cultural brasileira.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Discussão em grupos; – Análise de documentos, fotografias, objetos, etc; – Apresentação oral e escrita de temas; – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Uso de filmes; etc.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Meio ambiente, pluralidade cultural, ética.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

6ª SÉRE – 1ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: O Feudalismo; A construção da Europa Ocidental: O mundo bizantino, islâmico e carolíngio.

OBJETIVOS: Tornar os educandos aptos a entender os principais fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais que aconteceram e relacioná-los com o momento histórico atual.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Pluralidade cultural, trabalho e consumo, ética.

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

 

6ª SÉRE – 2ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: O mundo Medieval: Sociedade e produção cultural; O domínio da igreja; As cidades e os mercadores.

OBJETIVOS: Tornar os educandos aptos a entender os principais fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais que aconteceram e relacioná-los com o momento histórico atual; Ajudar o aluno a entender as diversidades e as mudanças que acontecem na história tornando-o capaz de “pensar” a história e perceber-se como parte integrante dela, como ser que faz história.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Trabalho e consumo, ética.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

 

6ª SÉRE – 3ª UNIDADE

CONTEÚDOS: Tempo de renascimento; O renascimento; O poder dos reis.

OBJETIVOS: Desenvolver a capacidade de formar indivíduos capazes de entender os fatos históricos que acontecem no mundo interpretá-los e de estabelecer relações não só entre fatos, mas deles com o momento histórico atual.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas; Discussão em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Pluralidade cultural; Trabalho e consumo, ética.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

 

6ª SÉRE – 4ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: As grandes navegações; Encontros e desencontros em outros tempos e espaços; Projeto História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

OBJETIVOS: Desenvolver a capacidade de formar indivíduos capazes de entender os fatos históricos que acontecem no mundo interpretá-los e de estabelecer relações não só entre fatos, mas deles com o momento histórico atual; Conhecer e valorizar a história dos povos africanos e indígenas, bem como a cultura desses povos na construção histórica e cultural brasileira.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas; Discussão em grupos; Uso de filmes.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Pluralidade cultural; ética.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

7ª SÉRE – 1ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: O mundo no início do século XVIII; O Antigo Regime; O Iluminismo e o fim do Absolutismo.

 

OBJETIVOS: Desenvolver a capacidade de formar indivíduos capazes de entender os fatos históricos que acontecem no mundo interpretá-los e de estabelecer relações não só entre fatos, mas deles com o momento histórico atual; Ajudar o aluno a entender as diversidades e as mudanças que acontecem na história tornando-o capaz de “pensar” a história e perceber-se como parte integrante dela, como ser que faz história.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas; Discussão em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Pluralidade cultural; ética, Trabalho e consumo.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

7ª SÉRE – 2ª UNIDADE

CONTEÚDOS: Um mundo em transformação; Revolução Industrial; O “Império” Napoleônico.

 

OBJETIVOS: Ajudar o aluno a entender as diversidades e as mudanças que acontecem na história tornando-o capaz de “pensar” a história e perceber-se como parte integrante dela, como ser que faz história; Estabelecer novas relações entre os temas tratados priorizando a análise do espaço histórico da propriedade no presente e no passado, religiosidade e política.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas; Elaboração e interpretação de mapas; Discussão em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Meio ambiente; Pluralidade cultural; ética, Trabalho e consumo.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

7ª SÉRE – 3ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: Brasil de reis e príncipes regentes: A vinda da família real para o Brasil; O processo de independência; O período regencial.

OBJETIVOS: Estabelecer novas relações entre os temas tratados priorizando a análise do espaço histórico da propriedade no presente e no passado, religiosidade e política, estabelecendo comparações entre o Brasil e outros países de forma a contextualizar, sempre que pertinente, a realidade brasileira com a dinâmica mundial.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas; Discussão em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Pluralidade cultural; Ética, Trabalho e consumo.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

7ª SÉRE – 4ª UNIDADE

CONTEÚDOS: O Segundo Reinado; Brasil, uma nação em construção; A escravidão no Brasil; Projeto História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

OBJETIVOS: Tornar os educandos aptos a entender os principais fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais que aconteceram em nosso país e relacioná-los como o momento histórico atual; Conhecer e valorizar a história dos povos africanos e indígenas, bem como a cultura desses povos na construção histórica e cultural brasileira.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas; Discussão em grupos; Uso de filmes.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Pluralidade cultural; Ética, Trabalho e consumo.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

8ª SÉRE – 1ª UNIDADE

CONTEÚDOS: O conturbado início da República no Brasil; A República das Oligarquias; O poder local dos Coronéis; Movimentos sociais que abalaram as oligarquias.

OBJETIVOS: Tornar os educandos aptos a entender os principais fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais que aconteceram em nosso país e relacioná-los como o momento histórico atual;

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas; Discussão em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Ética, Trabalho e consumo.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

8ª SÉRE – 2ª UNIDADE

CONTEÚDOS: A Revolução Russa; O sonho de uma sociedade nova; O mundo em guerra.

OBJETIVOS: Enfatizar o estudo do mundo dos cidadãos, tendo em vista as grandes mudanças que estão ocorrendo como resultado dos processos de modernização e globalização da economia que vem inferir na vida em sociedade; Fazer uma análise da política, revoluções e da cidadania no mundo contemporâneo.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas; Discussão em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Meio ambiente, Ética, Trabalho e consumo, Pluralidade cultural.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

8ª SÉRE – 3ª UNIDADE

CONTEÚDOS: O mundo Pós-Primeira Guerra; O Brasil na década de 1920; A Era Vargas.

OBJETIVOS: Estabelecer novas relações entre os temas tratados priorizando a análise do espaço histórico da propriedade no presente e no passado, religiosidade e política, estabelecendo comparações entre o Brasil e outros países de forma a contextualizar, sempre que pertinente, a realidade brasileira com a dinâmica mundial.

 

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas; – Elaboração e interpretação de mapas; – Discussão em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Meio ambiente, Ética, Trabalho e consumo, Pluralidade cultural.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

8ª SÉRE – 4ª UNIDADE

CONTEÚDOS: O mundo novamente em guerra (2ª Guerra Mundial); A Guerra Fria; O mundo Globalizado; Projeto História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

OBJETIVOS: Fazer uma análise da política, revoluções e da cidadania no mundo contemporâneo; Enfatizar o estudo do mundo dos cidadãos, tendo em vista as grandes mudanças que estão ocorrendo como resultado dos processos de modernização e globalização da economia que vem inferir na vida em sociedade; Conhecer e valorizar a história dos povos africanos e indígenas, bem como a cultura desses povos na construção histórica e cultural brasileira.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa de textos; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras e músicas; – Apresentação oral e escrita de temas; – Elaboração e interpretação de mapas; – Discussão em grupos. Uso de filmes.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Meio ambiente, Ética, Trabalho e consumo, Pluralidade cultural.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que vale nota compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

RODRIGUES, Joelza Ester Domingues. História em documento: imagem e texto – Ed. Renovada. – São Paulo: FTD, 2009.

SANTIAGO, Pedro. Por dentro da história – 1ª Ed. – São Paulo: Escala Educacional, 2006.

SCHMIDT, Mario Furley. Nova história critica – 1ª Ed. – São Paulo: Nova Geração, 1999.

 

PLANO ANUAL DE TRABALHO DO PROFESSOR – 2013

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CARLOS MARQUES

PROFESSOR: Denis Antonio Caetano

CARGA HORÁRIA: 120 horas

DISCIPLINA: Ciências

TURMAS: 8ª Série

TURNO: Vespertino

8ª SÉRE – 1ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: Matéria e energia; Medições unidades de medida; Matéria: estados físicos e propriedades.

OBJETIVOS: Saber utilizar conceitos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras; Trabalho em grupo; Experimento em sala, etc.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Meio Ambiente, Saúde.

AVALIAÇÃO: QUANTITATIVA – Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que somarão nota média compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

OBSERVAÇÃO: METODOLOGIA – Os conteúdos de ciências serão trabalhados numa abordagem articulada, seguindo uma perspectiva critica e histórica, considerando a articulação entre os conhecimentos químicos, físicos e biológicos.  AVALIAÇÃO – A coerência entre os critérios propostos e a natureza dos instrumentos avaliativos é fundamental para propiciar uma avaliação real do progresso cognitivo do aluno. Usar-se-á, portanto, as três formas de avaliação: diagnóstica, formativa e sumativa – que são essencialmente formas de obter informações de conteúdo diferente e que se complementam.

 

8ª SÉRE – 2ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: O estudo da física: O movimento; As leis Newton; A gravitação universal.

OBJETIVOS: Compreender os fenômenos físicos e as leis que os regem; Estudar os fenômenos relacionados com os movimentos dos corpos; Identificar e aprender as leis da física estabelecidas por Isaac Newton.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; Trabalho em grupo; Experimentos em sala, etc.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Meio Ambiente, Saúde.

AVALIAÇÃO: Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que somarão nota média compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

8ª SÉRE – 3ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: O estudo da física: Instrumentos ópticos; Eletricidade; O estudo da química: O átomo – estrutura e identificação.

OBJETIVOS: identificar e compreender as características da luz, bem como sua incidência sobre os diferentes materiais; Analisar a natureza da eletricidade, as suas características, como se manifestam os fenômenos elétricos e quais as leis que os regem; Proporcionar aos alunos entender as estruturas e identificar o átomo.

 

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras; Trabalho em grupo; Experimentos em sala, etc.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Meio ambiente, Saúde.

AVALIAÇÃO: Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que somarão nota média compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

8ª SÉRE – 4ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: O estudo da química: A tabela periódica dos elementos químicos; As ligações químicas; Substâncias e misturas; Funções químicas.

 

OBJETIVOS: Compreender os diversos fenômenos químicos ligados ao átomo; Proporcionar aos alunos entender que os átomos da maioria dos elementos químicos não existem isoladamente e que estes se unem formando substâncias que por sua vez podem ser classificadas de acordo com características e comportamentos químicos semelhantes;

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares; Trabalho em grupo; Experimentos em sala, etc.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Meio ambiente, Saúde, Ética.

AVALIAÇÃO: Aplicação de exame, atividades individuais, trabalho em grupo, que somarão nota média compreendida entre 0(zero) e 10(dez) de cunho também diagnóstico-qualitativo. QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BARROS, Carlos. PAULINO, Wilson Roberto. Ciências: física e química – 4ª Ed. – São Paulo: Ática, 2009.

TRIVELLATO, José. Ciências, natureza & cotidiano: criatividade, pesquisa, conhecimento – 1ª Ed. – São Paulo: FTD, 2006.

 

PLANO ANUAL DE TRABALHO DO PROFESSOR – 2013

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CARLOS MARQUES

PROFESSOR: Denis Antonio Caetano

CARGA HORÁRIA: 40 horas

DISCIPLINA: Religião

TURMAS: 5ª e 6ª Séries

TURNO: Vespertino

5ª SÉRE – 1ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: A Religião e a Fé; Respeito à diversidade religiosa; Respeito à liberdade religiosa.

OBJETIVOS: Identificar a diversidade religiosa presente sócio-cultural, analisando os fenômenos religiosos, com um dado da cultura, desenvolvendo o diálogo, tolerância e o respeito às diferenças de crédulo e raças;

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares, imagens, figuras, letras de músicas; Trabalho em grupo, etc.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade).

AVALIAÇÃO: Através de observações na mudança de comportamento, atitudes, responsabilidades, assiduidades, diante de seus colegas de curso e dos educadores da escola.

OBSERVAÇÃO: METODOLOGIA – Propor o encaminhamento metodológico da disciplina de Ensino Religioso, não se reduz a determinar formas, métodos, conteúdos ou materiais a serem utilizados em sala de aula, mas pressupõe um constante repensar das ações que subsidiarão este trabalho. Logo as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo educador poderão fomentar o respeito às diversas manifestações religiosas, ampliando e valorizando universo cultural dos educandos. AVALIAÇÃO – O Ensino Religioso é uma disciplina facultativa, sendo assim, o educando não será avaliado através de conceitos quantitativos, mas através de observações na mudança de comportamento, atitudes, responsabilidades, assiduidades, diante de seus colegas de curso e dos educadores da escola.

5ª SÉRE – 2ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: Ser Humano –  Diversidade das Práticas: Somos diferentes; Quem é o outro (amizade); Ajudando-nos uns aos outros; Construindo a cultura da paz; A paz nas Tradições religiosas.

OBJETIVOS: Refletir e analisar nossas diferenças para podermos conviver com respeito e harmonia.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: Dramatizar cenas de ajuda ao próximo; Leitura  do Livro Sagrado dos Cristão a Bíblia – livro do Eclesiastes sobre amizade; Produzir poemas sobre amizade e fazer um varal para expor na escola; Fazer junto a turma um projeto para escola sobre a paz; Trabalhar em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade); Pluralidade Cultural e Cidadania.

AVALIAÇÃO: Envolvimento e respeito nos debates e questionamentos (fala do colega e do professor); Organização nos ensaios para dramatização; Apresentação e apreciação das dramatizações; Produção dos poemas sobre amizade; Auto-avaliação feita por cada grupo,  sobre a execução do projeto Paz na Escola.

 

5ª SÉRE – 3ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: Diversidade das práticas – Conhecimento Revelado: O sagrado na natureza; O sagrado em meu coração; Símbolo e vida; Símbolos religiosos.

OBJETIVOS: Analisar e compreender o Sagrado como cerne da experiência religiosa do cotidiano que nos contextualiza no universo cultural e faz parte do processo civilizador da humanidade.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: Conhecer através de apresentação de slides  alguns símbolos religiosos e seus significados; Desenhar os símbolos conhecidos e expor de forma bem artística (trabalhar junto à disciplina de arte); Pesquisar na internet da escola sobre: Jesus Cristo, Buda, Maomé, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier e responder: Por que estas pessoas são consideradas símbolos de vida?

 

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade); Pluralidade Cultural e Cidadania; Direitos Humanos.

AVALIAÇÃO: Através de observações na mudança de comportamento, atitudes, responsabilidades, assiduidades, diante de seus colegas de curso e dos educadores da escola.

5ª SÉRE – 4ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: As várias formas de oração; Textos sagrados; A fé nas tradições religiosas; Nossos desejos; Responsável pelos outros; O mundo que temos e o mundo que queremos.

OBJETIVOS: Favorecer a compreensão de que, nossas formas de comunicação com o transcendente podem ser diversas, no entanto nos levam à  responsabilidade para com o outro e consigo mesmo.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: Leitura e debate sobre as formas de oração; Fazer orações proferidas nas tradições religiosas dos alunos da sala; Pesquisar na internet da escola junto ao professor algumas orações mais proferidas por algumas tradições religiosas; Assumir um compromisso de melhorar o mundo; Cada  aluno escolhe algo que poderá cumprir para melhorar o mundo em sua volta.

 

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade); Pluralidade Cultural e Cidadania; Direitos Humanos.

AVALIAÇÃO: Através de observações na mudança de comportamento, atitudes, responsabilidades, assiduidades, diante de seus colegas de curso e dos educadores da escola.

6ª SÉRE – 1ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: É preciso saber viver; Desafios da vida; A prática do bem como ato de amor.

 

OBJETIVOS: ajudar o aluno a se posicionar e a se relacionar da melhor forma possível com o mundo que o cercam, primeiramente em relação aos seus limites e depois quanto limites dos outros.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Reflexão da letra da música dos “Titãs” (É preciso saber viver); Aula expositiva dialogada; – Leitura dirigida e informativa; – Pesquisa, diálogo e intercâmbio de idéias; – Análise de textos complementares.

 

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade); Pluralidade Cultural e Cidadania; Direitos Humanos.

AVALIAÇÃO: Através de observações na mudança de comportamento, atitudes, responsabilidades, assiduidades, diante de seus colegas de curso e dos educadores da escola.

6ª SÉRE – 2ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: As formas de manifestações culturais e religiosas (dança, máscaras, festas); Mitologia; Arquétipos religiosos (água, fogo, terra, sangue).

 

OBJETIVOS: Possibilitar a compreensão das manifestações culturais  através  da máscara, dança, festas,  mitos e arquétipos religiosos.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: – Passar em slides os tipos e funções das máscaras em rituais religiosos e festivos; Ler, debater e despertar a curiosidade sobre a dança como a cadência dos deuses; Problematizar para aula seguinte: O que é um arquétipo? Os alunos deverão pesquisar e trazer a resposta; Debater e ler o texto sobre os arquétipos; Discutir curiosidades.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade); Pluralidade Cultural e Cidadania; Direitos Humanos.

AVALIAÇÃO: Através de observações na mudança de comportamento, atitudes, responsabilidades, assiduidades, diante de seus colegas de curso e dos educadores da escola, no cumprimento das atividades propostas.

6ª SÉRE – 3ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: A liberdade religiosa; Máximas religiosas – Ensinar ou punir; Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; Os líderes religiosos; Experiência Religiosa e Mudança de Atitude.

 

OBJETIVOS: Identificar exemplos de lideranças entre as pessoas e perceber que os líderes religiosos descobriram um sentido diferente para suas vidas.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: Pedir antecipadamente que os educandos façam um levantamento das tradições religiosas existentes em nosso município, começando pela sua localidade; Trabalhar com o mapa-múndi para identificar as religiões predominantes em cada continente; Fazer cartazes e legendas (símbolos, cores diferentes) expor nos corredores da escola; Problematizar: podemos viver sem regras, leis normas? Slide sobre o ECA; Levantamento junto aos educandos quais as regra, normas de sua família; Quais as normas de sua escola; Quais as normas de sua tradição religiosa? Registrar no caderno; Leitura e debate sobre as máximas religiosas; Pesquisa na internet sobre os direitos humanos.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade); Pluralidade Cultural e Cidadania; Direitos Humanos.

AVALIAÇÃO: Através de observações na mudança de comportamento, atitudes, responsabilidades, assiduidades, diante de seus colegas de curso e dos educadores da escola, no cumprimento das atividades propostas.

6ª SÉRE – 4ª UNIDADE

 

CONTEÚDOS: A questão religiosa no Brasil; Compromisso social nas tradições religiosa;

Agir segundo a justiça.

 

OBJETIVOS: Perceber que o Brasil possui uma diversidade religiosa imensa que precisa ser conhecida para ser respeitada; Compreender que não basta ser religioso é preciso agir segundo a justiça.

METODOLOGIA: No encaminhamento dos trabalhos da unidade serão realizados: Trazer jornal para selecionar notícias que promovam a vida e notícias que destroem a vida; Trocar idéias e fazer um mural com os recortes. Fazer frases e distribuir pela escola “Respeitar é”…, “ Amar é …”, “Viver bem é…”; Solicitar aos educandos que façam uma pesquisa no seu livro sagrado de sua tradição religiosa, textos que contemplem o viver bem, ou que definam o que vem a ser viver bem; Texto a diversidade religiosa no Brasil: ler e debater.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS NA UNIDADE: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade); Pluralidade Cultural e Cidadania; Direitos Humanos.

AVALIAÇÃO: Através de observações na mudança de comportamento, atitudes, responsabilidades, assiduidades, diante de seus colegas de curso e dos educadores da escola, no cumprimento das atividades propostas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALVES, Rubem . Conversa com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1991.

BOF, Leonardo. Vida para além morte. 7ª Ed., Petrópolis: Vozes, 1982.

CABRAL, J. Religiões, seitas e heresias. 7ª Ed., Rio de Janeiro: Editora Gráfica Universal Ltda. 1992.

CATÃO, Francisco. Convivência e Liberdade. 5a, 6a, 7a e 8a séries. São Paulo: Paulinas, 1997.

CARNIATO, Maria Inês. A religião no Brasil. 2 ed., 4a série. São Paulo: Paulinas, 1992.

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