Mais Tempo para as Disciplinas Português e Matemática


Todos queremos mais tempo para as disciplinas de Português e Matemática, pois acreditamos que são matérias básicas para o desenvolvimento cognitivo de nossos alunos, que alavancam as outras.

Chegou o momento de conseguirmos as tão desejadas horas a mais para podermos trabalhar com mais eficácia os conteúdos que nos são exigidos. Há um tempo necessário para assimilação e acomodação do conhecimento, que não podemos deixar passar despercebido.

As escolas públicas estaduais têm autonomia para distribuírem como quiserem as disciplinas. Por isso, a ideia da Secretaria de Estado de Educação – Seed – é unificar a grade curricular para não haver distorções de horas dedicadas a elas.

Em avaliações como: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), as disciplinas de Português e Matemática são muito importantes.

Conforme a superintendente da Educação, Meroujy Cavet, a qualidade do aprendizado foi uma das razões da Seed propor essa ideia: “Ao final da educação básica, o aluno deve conhecer bem sua língua mãe, escrever um bom texto e estimular o espírito de investigação com a matemática”. Leia na Gazeta do Povo.

Entretanto, para aumentar o número de horas de Português e Matemática, outras disciplinas foram “sacrificadas”: artes e ensino religioso. Porém, o Ensino Médio teve sua carga horária semanal aumentada de 25 para 27 horas semanais.

A nova proposta de matriz curricular foi apresentada para a APP-Sindicato, que representa os profissionais da educação, e o Conselho Estadual de Educação.

Mas, vamos com calma, a ideia é fazer um debate para depois implantar o novo sistema. Se for tudo aprovado, a mudança acontecerá, já em 2013.

Todavia, essa mudança, automaticamente, acarretará em ensino melhor?

 

 

FONTE: Blog Sala dos Professores

 

Uma resposta »

  1. Amigos
    Essa é uma matéria extraida do Blog Sala dos Professores. Os direitos autorais são totalmente do mesmo.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s