Projeto: “Horta Sustentável” – Cooperando com o Meio Ambiente

Problemática

 

A comunidade escolar pensando na sustentabilidade e no uso responsável dos recursos naturais constatou que nos últimos anos as águas do Rio da Caixa (rio que corta a localidade) diminuiu gradativamente, prolongando o período de falta de água em nossa região. Sabe-se que uma das principais causas do ocorrido é o desmatamento das matas nativas das margens do rio.

 

Justificativa

 

Sendo a escola um espaço onde o educando dará sequência ao seu processo de socialização é fundamental o papel da educação ambiental (sustentabilidade) na formação de jovens responsáveis. Nesse aspecto, a escola deve abordar os princípios da educação ambiental de forma sistemática e transversal em todos os níveis de ensino, fazendo com que os conteúdos ambientais envolvam todas as disciplinas do currículo e interliguem com a realidade da comunidade, para que o aluno perceba a correlação dos fatos e tenha uma visão integral do mundo em que vive. Nesse sentido a escola deverá promover, através de ações, a preservação e a conservação do meio ambiente (sustentabilidade) para que o aluno tome consciência de sua responsabilidade. É nesse intuito que proporcionaremos a construção e conservação de uma Horta Sustentável na nossa escola. Assim todos poderão usufruir dos benefícios da mesma, além da colaboração inquestionável com o desenvolvimento da “cultura sustentável” na escola.

 

Objetivo Geral:

 

Promover o conhecimento de práticas sustentáveis, incentivar e ampliar o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação e certificar de que nossa escola se preocupa com a relação educativa entre o Homem x Natureza.

Objetivos Específicos:

 

-Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e sua importância no processo educativo;

-Propiciar aos alunos a vivência e o contato direto com o meio ambiente natural;

-Oportunizar ao aluno a conquista do seu espaço, preservando o meio ambiente onde vive;

-Proporcionar como atividade extracurricular um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem;
-Desenvolver de modo integrado, a consciência da responsabilidade para com o meio ambiente, respeitando o espaço biótico e abiótico a sua volta;

-Criar um intercâmbio sistemático de informações no contexto ambiental através de observações, ações concretas e práticas a serem realizadas no ambiente escolar;

-Incitar os alunos a perceberem a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.

 

Desenvolvimento

O projeto será realizado por cinco etapas sequenciais:

 

1ª etapa: Planejamento em equipe

Reunir a comunidade escolar: professores, funcionários, alunos e pais de alunos para expor as ideias sustentáveis propostas, sua importância para a educação e ao meio ambiente e esclarecer possíveis dúvidas que venham surgir. Explicar quais serão as mudanças ocorridas no dia a dia da comunidade escolar (mudança de hábitos) e receber críticas e sugestões de todos.

2ª etapa: Trabalhar as ideias em sala de aula

Expor as ideias propostas aos alunos, os objetivos do projeto e sua importância, fazendo o trabalho interdisciplinar na sala.

3ª etapa: Implantação

Começar os trabalhos propostos com a ajuda de toda comunidade escolar.

4ª etapa: Avaliação dos resultados

Avaliar os resultados obtidos, verificando a eficácia dos métodos escolhidos e, caso necessário, propor novos métodos para melhorar os resultados.

5ª etapa: Divulgação dos resultados

Resume-se em divulgar os resultados obtidos, esclarecendo se os objetivos foram alcançados, aos alunos, comunidade escolar e comunidade em geral através de folhetins, jornais, videos e/ ou reuniões (a decidir).

 

No desenvolvimento das etapas citadas serão realizadas as seguintes ações:

 

- Nas dependências da escola será construída uma cisterna de 16mil litros para coletar a água da chuva que será utilizada na manutenção da horta e no auxilio do abastecimento da escola;

- adaptação do espaço para a construção dos canteiros (muro, madeira e telas);

- As ações que necessitem da participação dos alunos acontecerão sempre no turno inverso das aulas curriculares, sendo que os alunos que estudam no turno da tarde praticarão as atividades nas terças e quintas-feiras pela manhã das 07h30min as 09h00min, e os alunos que estudam pela manhã praticarão as atividades nas segundas e quartas-feiras das 15h50min às 17h20min. As ações serão coordenadas por um professor instrutor.

- Na horta os alunos prepararão os canteiros, farão o plantio das mudas, as regas diárias, os tratos culturais, limpeza dos canteiros, cuidarão do solo e do desenvolvimento das plantas.

- Desenvolverão técnicas de manejo, proteção e conservação da estrutura do solo através do emprego de técnicas agrícolas, assim como orientações de aproveitamento dos espaços;

- Como partes integrantes e importantes serão confeccionados canteiros destinados ao plantio de ervas medicinais, onde serão trabalhada a suas propriedades e usos dos diferentes tipos de plantas;

- Preparação do cultivo de mudas nativas para o plantio em parceria com os proprietários de terrenos às margens do rio;

- Serão praticadas atividades de jardinagem e paisagismo em todas as dependências da escola através de conservação e plantio dos canteiros de flores e manutenção dos arbustos existentes nas dependências da escola;

- Os alunos serão sensibilizados sobre a importância em manter o ambiente da escola limpo e organizado evitando a deposição de lixo e outros objetos pelas dependências da escola;

- Serão discutidas ações humanas conscientes de uso do meio ambiente, sempre incentivando os alunos a usarem esses conhecimentos e práticas nas suas casas e no meio onde vivem.

 

Cronograma de atividades

O quê Quem – Com quem Como Quando Observações Materiais e custos
1.Construção de uma cisterna Pedreiros e serventes de pedreiros. Prestação de Mao de obra. Segunda semana do mês de setembro. Providenciar materiais para Mao de obra. Vide tabela de despesas.
2. Adaptação dos espaços para construção dos canteiros (muro) Idem Idem Penúltima semana do mês de setembro. Idem Idem
3.Preparação dos canteiros para o plantio. Toda comunidade escolar. Atividades de produção de canteiros. Primeira semana de outubro. Envolver toda comunidade escolar na realização da atividade. Idem
4. Aquisição de ferramentas para desenvolvimento do projeto. Direção da escola e professores. No inicio da realização do projeto. Segunda semana do mês de setembro. Sob orientação do diretor. Idem

 

Tabela de Despesas

Ações Descrição do produto Unidade Valor unitário (R$) Total (R$)
1 Cimento 22 25,00 550,00
1.1 Ferro 7 barras 22,00 154,00
1.2 Areia 5 m³ 30,00 150,00
1.3 Arame 10 kg 20,00 200,00
1.4 Brita 0,5 m³ 150,00 75,00
1.5 Cano (PVC) 5 barras 40,00 200,00
1.6  Conexões (PVC) 5 5,00 25,00
1.7 Calha 50 m 5,00 250,00
1.8 Tela 25 m 10,00 250,00
1.9 Mão de obra (pedreiro) 10 dias 80,00 800,00
1.10 Mão de obra (ajudante) 20 dias 40,00 800,00
2  Tijolos 1000 220,00 220,00
2.1 Blocos 1500 450,00 675,00
2.2 Cimento 10 25,00 250,00
2.3 Areia 5 m³ 30,00 150,00
2.4 Ferro 10 barras 22,00 220,00
2.5 Brita 0,5 m³ 150,00 75,00
2.6 Mão de obra (pedreiro) 10 dias 80,00 800,00
2.7 Mão de obra (ajudante) 15 dias 40,00 600,00
3 Tela 20 m 3,00 60,00
3.1 Lona 10 m 6,00 60,00
3.2 Sementes 2 kg 40,00 80,00
3.3 Estaca 15 5,00 75,00
3.4 Tábua 5 m² 15,00 75,00
3.5 Saquinho para mudas 200 0,30 60,00
3.6 Tela para estufa 20 m 5,00 100,00
4 Regador 4 15,00 60,00
4.1 Carrinho de mão 2 130,00 260,00
4.2 Enxada 4 25,00 100,00
4.3 Alavanca 1 180,00 180,00
4.4 3 25,00 75,00
4.5 Baldes 10 10,00 100,00
4.6 Mangueira 50 m 2,00 100,00
4.7 Cesto 5 15,00 75,00
4.8 Adubo 6 m³ 16,00 96,00

 

Período de Realização do Projeto

Durante o decurso do ano letivo e paralela às outras atividades escolares.

 

Anexos

Fotos da Conferência na Escola

 

Fig.1 – Participantes da reunião                             Fig. 2 – Cartazes sobre a sustentabilidade

About these ads

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s